top of page

"SÍNDROME DE DOWN TEM DIRETRIZ"

  • Foto do escritor: Tendência Inclusiva
    Tendência Inclusiva
  • 21 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

A Revista Digital Tendência Inclusiva em parceria com o Minas Down apoia esta campanha!

Conheça e saiba como participar!

O direito fundamental à saúde implica no acesso aos cuidados específicos demandados pelo indivíduo. Cada pessoa com Síndrome de Down é única e tem o direito de ser individualmente considerada.

A síndrome de Down é uma alteração cromossômica que acarreta um excesso de carga genética, excesso esse que leva à predisposição a determinadas doenças, disfunções e infecções recorrentes. Por esta razão, as pessoas com essa síndrome necessitam acompanhamento médico periódico e diferenciado.

Pensando nisto e por ocasião do Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), o Movimento Down, tendo o Minas Down como parceiro em Minas Gerais, lança, em âmbito nacional, a campanha “Síndrome de Down tem diretriz”.


Síndrome de Down tem diretriz

O objetivo maior da campanha é divulgar as diretrizes do Ministério da Saúde de atenção à pessoa com síndrome de Down, as quais estão ordenadas em uma cartilha disponível para download gratuito no link: http://www.movimentodown.org.br/wp-content/uploads/2012/12/CADERNETA-DE-SA%C3%9ADE-DA-CRIAN%C3%87A-COM-S%C3%8DNDROME-DE-DOWN-2014.pdf

Além da cartilha do Ministério da Saúde, o Movimento Down disponibiliza para download gratuito os seguintes materiais:

  1. Alterações no Sangue,

  2. Alterações Ortopédicas,

  3. Problemas de Audição,

  4. Cuidados com a Saúde Bucal,

  5. Diabetes,

  6. Problemas do Sono,

  7. Disfunções da Tireoide,

  8. Questões Gastrointestinais,

  9. Espasmos Epiléticos,

  10. Problemas de Visão,

  11. Problemas Cardíacos,

  12. Questões Dermatológicas.

Convocamos o poder público, associações, conselhos de classe, representantes da sociedade civil e a própria sociedade civil, mormente os médicos e os profissionais de saúde em geral, a aderirem à campanha “Síndrome de Down tem Diretriz”.

Saber quais são as questões de saúde que podem ocorrer com mais frequência em pessoas com síndrome de Down e conseguir diagnosticá-las de forma breve e eficiente, buscando os tratamentos adequados, são meios essenciais para que indivíduos com a síndrome possam desfrutar de uma vida plena e saudável.

Keley Arêdes

Gestora do Minas Down e ativadora do Movimento Down.


Minas Down

Comentários


© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2021

bottom of page