VEM COMIGO
- Tendência Inclusiva
- 15 de mar. de 2015
- 1 min de leitura
Coluna de Rafa Coelho
Rafaela Coelho é consultora de estilo e branding, modelo plus size e editora executiva do site Dasplus e na estreia de sua coluna o assunto é papel da moda e suas carências. Confira o texto!
O conceito mais rudimentar de moda é “tendência de consumo , hábito ou costume numa determinada região e período”. A moda nos ronda, nos cerca.
A forma como consumimos e como estamos vestidos é uma das ferramentas imediatas e primárias que o mundo externo - a sociedade em geral - utiliza para entender quem somos por dentro, qual é a nossa essência e o que queremos dizer para o mundo. Logo, longe do conceito frívolo pelo qual estamos acostumados a tratar a moda, devemos entendê-la como mecanismo de empoderamento e de posicionamento dos seres no mundo.
Especificando o mercado vestuário e estético, há um conceito errôneo de que o estar na moda ou ser “normal” (realmente nesse contexto, uma das palavras mais preconceituosas que conheço) é ser magro, alto, ter cabelos lisos, um gênero bem definido e passar longe de usar óculos, andar ou gesticular com apoio.
O público consumidor hoje, impulsionado pelas redes sociais e internet, quer ser protagonista. Não aceita “garganta abaixo” um padrão pré-estabelecido.
Mais do que dar dicas de moda, este espaço na Revista Tendência Inclusiva é um painel para discutirmos o papel da moda e suas carências, suas divisões. Essa é uma apresentação especial do que estar por vir, dos processos de inclusão de uma moda tão opressora.
Vem comigo?
Rafa Coelho

Comments