COMO REALIZAR UMA BOA ENTREVISTA DE EMPREGO
- Tendência Inclusiva
- 15 de mar. de 2015
- 3 min de leitura
Coluna de Rodrigo Anunciato
Quem já passou por alguma entrevista de emprego em sua trajetória profissional, sabe que esse é um dos momentos mais importantes do processo seletivo.
Estar frente a frente com um recrutador, muitas vezes pode parecer algo que não requer preparo algum, basta ser espontâneo e demonstrar interesse pela vaga e tudo estará resolvido, certo? – Infelizmente não é bem assim.
Por exemplo, você sabe como deve se portar em uma entrevista de emprego, ou mesmo o que vestir? Sabe como enfrentar seu nervosismo ou timidez diante do recrutador? – Se a sua resposta foi não, fique tranquilo. Vamos tratar de todos estes pontos em nossa coluna de hoje para que você esteja totalmente preparado quando o momento da entrevista chegar.
A primeira coisa a pensar é que seu currículo foi lido e gerou interesse por parte da empresa que o convocou para uma entrevista, o que significa que a companhia entende que você tem as características necessárias para ocupar a vaga e o principal objetivo do recrutador durante a entrevista é conhecer você e ter a certeza de que é o profissional que a empresa busca para ocupar determinada posição.
Assim, para causar de fato uma boa impressão, você precisa se preparar para a entrevista, e a melhor forma de fazer isso envolve alguns passos:
1 – Faça uma pesquisa prévia sobre a empresa e procure conhecer não apenas o que se ela faz, mas também qual a sua visão, sua missão e seus valores.
2 – Avalie se você se sente confortável com essas informações e reflita se gostaria realmente de trabalhar nessa organização.
3 – Se a resposta for positiva, entenda que sua imagem também requer cuidados para a entrevista. Utilize sempre uma roupa mais formal, que não seja muito justa, cuide dos cabelos, das unhas e principalmente, nada de exagerar no perfume.
4 – Procure chegar ao local da entrevista com pelo menos 10 minutos de antecedência. Esse é o tempo suficiente para que você possa respirar, pensar no que vai dizer ao recrutador e ficar mais tranquilo.
Enfim, chegou o momento. O recrutador o convida para entrar na sala e iniciar a entrevista. Você está preparado?
Se a sua resposta foi não, fique tranquilo. Aqui vão algumas dicas que podem ser valiosas para esse momento:
1 – Tome cuidado com o que fala. Evite gírias, gerúndio e vícios de linguagem, como os famosos “Aí”, “Né” e “Tá”.
2 – Procure demonstrar segurança em suas afirmações. Isso transmite ao recrutador o sentimento de que você além de sincero, tem propriedade sobre o que está dizendo.
3 – Seja totalmente sincero e transparente em suas respostas, pois tudo o que disser na entrevista poderá ser exigido de você em caso de contratação. Por exemplo, se você não domina outro idioma, diga isso ao recrutador caso ele pergunte algo a esse respeito.
E como enfrentar o nervosismo e a timidez?
Se você fica muito nervoso, procure respirar fundo, isso ajuda a driblar a ansiedade e a confiar mais no seu potencial.
Se você é tímido, a dica é tentar relaxar. A timidez não é necessariamente um problema, mas apenas uma característica de sua personalidade como tantas outras que você possui. Pense nisso!
Como diria o autor Willian Shakespeare: “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”.
Rodrigo Anunciato

Opmerkingen