top of page

DICA DE FILME - 7ª EDIÇÃO

  • Foto do escritor: Tendência Inclusiva
    Tendência Inclusiva
  • 15 de fev. de 2015
  • 2 min de leitura

Cultivando Amizades

Para a amizade não há limites e podemos atravessar a imensidão do espaço.

As pessoas podem mudar suas vidas, se reorganizarem, mas os verdadeiros amigos devem ser para sempre, mesmo que não tenham nada em comum.

O filme Mary and Max (Mary e Max Uma Amizade Diferente), retrata este universo da amizade, as diferenças e os pontos em comum dos dois personagens que souberam se respeitar e se tornaram grandes amigos.

Sinopse e detalhes:

Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.

  • Filme australiano de 2009

  • Escrito e dirigido por Adam Elliot e produzido por Melanie Coombs

  • O filme ganhou o Annecy Cristal em junho de 2009 no Festival de cinema de animação de Annecy, e melhor filme de animação no Asia Pacific Screen Awards em novembro de 2009.

Um certo dia Mary, encontra o endereço de Max em uma lista de endereços do correio de Nova Iorque. Mary então resolve escrever uma carta para Max contando um pouco da sua vida, que recebe a carta de uma maneira um tanto inusitada...

Vale a pena conferir: http://www.maryandmax.com/

Para entender melhor:

O que é a Síndrome de Asperger?

Síndrome de Asperger (SA), também conhecida como Transtorno de Asperger ou simplesmente Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Difere de outros transtornos do espectro autista pelo desenvolvimento da linguagem e cognição.

A síndrome foi nomeada em homenagem a Hans Asperger, pediatra austríaco que em 1944 estudou e descreveu crianças nas quais, em seus cotidianos apresentavam falta de habilidades na linguagem não verbal, demonstravam limitada empatia por seus pares e eram fisicamente desajeitadas.4 A moderna concepção da síndrome de Asperger surgiu em 19815 e passou por um período de popularização,6 7 tornando-se um padrão diagnóstico no começo dos anos 1990.8 Muitas questões e controvérsias permanecem acerca de seus aspectos. Questiona-se sua distinção com o autismo de alta funcionalidade;9 em parte por causa disso, sua prevalência não é firmemente estabelecida.1

Fonte Wikipédia

‘’Mais que uma mão estendida, mais que um belo sorriso, mais do que a alegria de dividir, mais do que sonhar os mesmos sonhos ou doer as mesmas dores, muito mais do que o silêncio que fala ou da voz que cala para ouvir é, a amizade, o alimento que nos sacia a alma e nos é ofertado por alguém que crê em nós.’’ - autor desconhecido

por Lícia Lima em 15/02/2015


 
 
 

Comments


© Copyright Tendência Inclusiva  2014 / 2021

bottom of page